domingo, 3 de janeiro de 2016

Aconchego da Alma - Molotof de Laranja e Caramelo

 
Há anos que fazer esta sobremesa faz parte dos meus planos. Os mitos são tantos que os medos se acumularam. Como eu não sou de arriscar para errar, estava difícil... Para dar um passo tenho de ter a certeza que vou ser bem sucedida. Depois de muitos merengues e muitas brincadeiras com claras, desta é que foi!
Diz-se que este pudim seria uma sobremesa dos tempos de guerra na Europa, numa época em que se preparava este pudim para aproveitar as claras que sobram das receitas que levavam muitas gemas, na doçaria tradicional Portuguesa.
O nome Molotof provem do original Malakof que é o nome de uma fortaleza que protegia a cidade de Sabastopol, durante a guerra da Crimeia.
Afinal fazer um Pudim Molotof não tem nada de complicado. É tão simples e o segredo já não é mais secreto:
O Molotof não é mais do que um merengue, que por natureza tem muito ar na sua constituição. Ao ser sujeito a grandes diferenças de temperatura (ao abrir a porta do forno durante a cozedura) o merengue desce. A solução? Nada mais simples do que deixar o merengue estabilizar e cozer totalmente, mantendo o ar no seu interior. Para isso basta não sujeitar o pudim a diferenças bruscas de temperatura, ou seja, este deve cozer e arrefecer por completo dentro do forno, com a porta sempre fechada.


 
Pudim Molotof de Laranja e Caramelo
 

Ingredientes:
 
8 claras
8 clh de sopa de açúcar
Raspa de 1 laranja
Caramelo líquido q.b
 
 
Preparação:
 
Pré aqueça o forno a 180ºC.
Barre uma forma de cano com caramelo líquido.
Bata as claras em castelo. Quando começarem a fazer espuma junte aos poucos uma colher de açúcar por cada clara, batendo sempre com a batedeira à velocidade máxima. Deve bater até não sentir grãos de açúcar por entre os dedos (até atingir os chamados bicos de papagaio), isto é, quando o merengue estiver bem firme. Este processo demora no mínimo uns 10 minutos.
Junte a raspa de laranja e caramelo líquido (até atingir uma cor de café com leite clarinha).
Coloque o merengue dentro da forma, calcando com uma espátula e batendo com a forma, de modo a soltar as bolhas de ar.
Leve a forma ao forno a cozer durante 10 minutos. Após este tempo desligue o forno e mantenha o pudim no interior até estar completamente frio (cerca de meia hora). Durante este período nunca pode abrir a porta do forno.
Retire a forma e desenforme ainda morno.
Se necessário coloque mais caramelo por cima do pudim.
Sirva frio.
 
Bom apetite e sejam gulosos!
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário